Equipe de Los Angeles levanta troféu de campeão do Oeste e volta às Finais depois de fechar série contra o Spurs em Quatro Jogos a Um
O bom filho à casa torna: recordista em aparições nas Finais da NBA, com 28 disputas de títulos da Liga, o Los Angeles Lakers chega à sua decisão de número 29 após derrotar o atual campeão San Antonio Spurs por 100 a 92 na quinta partida da série final da conferência Oeste, amparado numa apresentação épica do astro Kobe Bryant, cestinha do jogo. Com o placar final de quatro jogos a um na série, a equipe de Los Angeles volta a decidir o troféu Larry O'Brien depois de quatro anos, quando em 2004 perdeu a série final para o Detroit Pistons em cinco jogos. Assim, o time se torna mais uma vez o campeão da conferência Oeste, título festejado ainda em quadra após o fim do jogo, quando uma das lendas da franquia, o ex-armador Jerry West, entregou o troféu de campeão ao general manager Mitch Kupchak.
O caminho do Lakers rumo às Finais não foi florido como o placar aparentemente aponta, afinal, o Spurs entrou no Staples Center disposto a forçar a sexta partida da série e a volta a San Antonio. Jogando um basquete rápido e muito eficiente, diversificado em bolas de três pontos, bandejas e arremessos do perímetro, o alvinegro chegou a abrir 13 pontos de vantagem apenas no primeiro quarto, quando fechou o período com o placar de 28 a 15 e relegando ao Lakers apenas 29% de aproveitamento dos chutes, enquanto arremessava 63% de quadra. O time mantinha a vantagem no início do segundo tempo enquanto havia feito 20 pontos contra apenas três do time roxo e dourado entre os dois quartos, chegando a liderar por 17 pontos - a maior vantagem da partida. Porém, como na primeira partida da série, quando chegou a liderar por 20 pontos e permitiu a virada, o atual campeão da melhor liga do mundo não conseguiu segurar o ímpeto do jovem time do Lakers, que trocou algumas vantagens sem resposta por parte do adversário, fazendo seis pontos sem resposta, rdeixando o Spurs a fazer sete sem nenhum marcado e depois anotando onze pontos contra apenas dois já ao fim do quarto, o que cortou a liderança geral do Spurs para seis pontos, com o placar de 48 a 42 no intervalo. Até ali, o cestinha do Spurs era Michael Finley, com dez pontos anotados. Tim Duncan havia conseguido nove pontos, onze rebotes e cinco assistências. Porém, Bryant, dono de 13 pontos até ali, liderava a energia que manteria o Lakers aceso até o fim do jogo.
O terceiro quarto marcou a virada do Lakers no placar, a qual aconteceu quando Bryant conseguiu uma cesta de três pontos e botou o time na frente com o placar de 61 a 60. Mais que isso, a virada emocional que o campeão da conferência conseguiu foi essencial até o fim do embate. O placar final do quarto ficou em 22 a 15 para o Lakers, que entrou no último quarto liderando a partida e decidido a liquidar a série. Foi então que Bryant novamente mostrou porque é o atual MVP da Liga e o melhor jogador de basquete do mundo, anotando 17 de seus 39 pontos no jogo apenas nos doze minutos finais. O camisa 24 fez de tudo: acertou arremessos de três pontos, bandejas e uma variação de arremessos do perímetro, o que cortou qualquer possibilidade de reação por parte do adversário. Por parte do time da casa, o ala-pivô Pau Gasol foi mal no ataque, mas se recuperou guardando bem sua defesa, com 12 pontos, 19 rebotes e quatro tocos. Lamar Odom ainda marcou 13 pontos e pegou oito rebotes para a equipe, que ainda não perdeu em casa nesses playoffs. Pelo eliminado Spurs, nem o triplo-duplo de Duncan foi suficiente: o camisa 21 anotou 19 pontos, 15 rebotes e dez assistências, enquanto Tony Parker parou nos 23 pontos, sendo o cestinha da equipe.
Agora, o Lakers espera a definição da série final da conferência Leste, atualmente com o placar de três jogos a dois para o Boston Celtics contra o Detroit Pistons, para saber quem enfrenta nas Finais da NBA, as quais começarão na próxima quinta-feira, dia 5 de junho. Independentemente do adversário, a equipe de Los Angeles jogará as duas primeiras partidas fora de casa por conta de um recorde inferior ainda na temporada regular.
Destaques:
Los Angeles Lakers
- Kobe Bryant - 39 pontos, 3 rebotes, 3 assistências e 16-30 arremessos convertidos
- Pau Gasol - 12 pontos, 19 rebotes, 5 assistências, 4 tocos e 5-15 arremessos convertidos
- Lamar Odom - 13 pontos, 8 rebotes e 5-10 arremessos convertidos
- Sasha Vujacic - 9 pontos e 3 roubos de bola
- Jordan Farmar - 8 pontos e 3 assistências
San Antonio Spurs
- Tim Duncan - 19 pontos, 15 rebotes, 10 assistências, 7-19 arremessos convertidos e 5-10 lances livres convertidos
- Tony Parker - 23 pontos, 4 assistências, 3 rebotes e 11-22 arremessos convertidos
- Michael Finley - 13 pontos e 4 rebotes
- Kurt Thomas - 11 pontos e 7 rebotes
- Manu Ginobili - 9 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 3-9 arremessos convertidos
NBA Jumper
0 comentários:
Postar um comentário